11 de fevereiro de 2011

Concentração em dobro



Se parar pra pensar que bem ou mal sabemos conduzir nossos cães e bem ou mal eles sabem fazer os obstáculos podemos dizer que um cachorro treinado (mais pro bem do que pro mal) e um condutor no mesmo nível só não completa uma pista caso não queira, certo?

Errado.

Concentração antes e durante o percurso é o grande diferencial. Antes já começa no reconhecimento. Decorar a ordem dos obstáculos e o que você precisa fazer dentro de pista exige mais até do que quando o cão está junto. Sua cabeça pode lhe pregar uma peça.

Foco.

No reconhecimento prestar atenção, tentar analisar ao máximo as possibilidades de condução que você tem e a pista montada pelo árbitro é essencial. Nesse ponto entra para ajudar na concentração o bom treinamento do seu cachorro. Dog treinado corretamente te preocupará menos. Ah a zona, ah a entrada de slalon, ah a barra!

Claro que temos cães com problemas, não existe nenhum perfeito, nunca vi pelo menos, e minimizar os defeitos com treinamento é uma forma de entrar mais concentrado, menos preocupado, e mais focado.

Na foto da Marcela momento quase exato da desclassificação do Bola. Tirei o olho do cachorro e fui desclassificado. Acontece. Mais ainda quando você está desconectado.

3 comentários:

  1. Preparo mental eh tdo dentro de pista! Na estréia da Léia no g1, lá em ilhabela, eu eliminei meu possivel primeiro EZ pq estava muito nervosa e esqueci a pista no penúltimo obstáculo. Foi chato...

    ResponderExcluir
  2. Em Ilha Bela a Antonella havia elogiado a minha concentração quando peguei a 1ª estrela da Cóqui com o Artur. E depois em um vídeo que fiz para homenagear Cóqui e Bíbs, ainda no Iniciantes.

    Parece que bastou elogiar... O Giovanni por duas vezes chamou minha atenção porque eu não me concentrei. E quando esqueci a pista do Aurélio no G1? Foi na 2ª passada no MESMO salto que ia para a rampa na 1ª passada. Ou seja, ao invés de ir para a gangorra, fui para... a rampa!

    O nervosismo também acaba com o foco, a concentração -- eu 'tava uma pilha querendo ir logo pro G2. E se você não se concentra, parece que o cão fica mais "solto" também.

    ResponderExcluir
  3. Muito bem colocado, concentração e foco fazem toda a diferença. Sinto na pele, quando entro desligado ou desligado.
    Outro fator que para mim também faz toda diferença em ser eliminado ou não, é nosso poder de reação frente ao inesperado. Assumo que tenho esse problema.
    Fds a Loira saiu no meio do Slalon, coisa rara de ocorrer e em outra pista voltou pela mesma boca de um túnel em "U". Em três anos de treinos e provas, ela nunca fez isso. Resultado: meu lento poder de reação fez com que minha concentração fosse pro espaço e o resultado vocês podem imaginar.

    ResponderExcluir