
Se parar pra pensar que bem ou mal sabemos conduzir nossos cães e bem ou mal eles sabem fazer os obstáculos podemos dizer que um cachorro treinado (mais pro bem do que pro mal) e um condutor no mesmo nível só não completa uma pista caso não queira, certo?
Errado.
Concentração antes e durante o percurso é o grande diferencial. Antes já começa no reconhecimento. Decorar a ordem dos obstáculos e o que você precisa fazer dentro de pista exige mais até do que quando o cão está junto. Sua cabeça pode lhe pregar uma peça.
Foco.
No reconhecimento prestar atenção, tentar analisar ao máximo as possibilidades de condução que você tem e a pista montada pelo árbitro é essencial. Nesse ponto entra para ajudar na concentração o bom treinamento do seu cachorro. Dog treinado corretamente te preocupará menos. Ah a zona, ah a entrada de slalon, ah a barra!
Claro que temos cães com problemas, não existe nenhum perfeito, nunca vi pelo menos, e minimizar os defeitos com treinamento é uma forma de entrar mais concentrado, menos preocupado, e mais focado.
Na foto da Marcela momento quase exato da desclassificação do Bola. Tirei o olho do cachorro e fui desclassificado. Acontece. Mais ainda quando você está desconectado.
Preparo mental eh tdo dentro de pista! Na estréia da Léia no g1, lá em ilhabela, eu eliminei meu possivel primeiro EZ pq estava muito nervosa e esqueci a pista no penúltimo obstáculo. Foi chato...
ResponderExcluirEm Ilha Bela a Antonella havia elogiado a minha concentração quando peguei a 1ª estrela da Cóqui com o Artur. E depois em um vídeo que fiz para homenagear Cóqui e Bíbs, ainda no Iniciantes.
ResponderExcluirParece que bastou elogiar... O Giovanni por duas vezes chamou minha atenção porque eu não me concentrei. E quando esqueci a pista do Aurélio no G1? Foi na 2ª passada no MESMO salto que ia para a rampa na 1ª passada. Ou seja, ao invés de ir para a gangorra, fui para... a rampa!
O nervosismo também acaba com o foco, a concentração -- eu 'tava uma pilha querendo ir logo pro G2. E se você não se concentra, parece que o cão fica mais "solto" também.
Muito bem colocado, concentração e foco fazem toda a diferença. Sinto na pele, quando entro desligado ou desligado.
ResponderExcluirOutro fator que para mim também faz toda diferença em ser eliminado ou não, é nosso poder de reação frente ao inesperado. Assumo que tenho esse problema.
Fds a Loira saiu no meio do Slalon, coisa rara de ocorrer e em outra pista voltou pela mesma boca de um túnel em "U". Em três anos de treinos e provas, ela nunca fez isso. Resultado: meu lento poder de reação fez com que minha concentração fosse pro espaço e o resultado vocês podem imaginar.