3 de outubro de 2010

Fora do tom

Enquanto espero o Standard começar vou escrever um pouco. Adoro Borders, tanto que tenho três cães dessa raça. Por isso gosto de vê-los fazendo agility. Eles superam as espectativas pro lado bom e pro lado ruim.

Ano passado quando a Dizzy conduzida pela Natasha Wise ganhou o midi, aquele era o terceiro título de um Border Collie seguido na categoria, falei que se não fosse proibido o midi acabaria como uma "filial" do Standard.

A maioria achou normal e por mim também. Só levantei a questão dos SRD's (sem raça definida). Se podemos ter Borders fora do padrão em uma competição FCI porque não podemos ter os vira-latas? Se não é exigido padrão, nem precisa exigir raça.

Bom, esse ano novamente a Dizzy venceu. Depois de um Bi-campeonato da Witch, um Bi da Dizzy. Pra mim tá tudo bem, ainda mais vendo um cachorro tão bem treinado e conduzido, no entanto não faltarão conversas sobre esses BC´s pequenos e questionamentos sobre a altura desse ou daquele dog, se a medição foi feita corretamente, e blá blá blá...

Um comentário:

  1. A discussão não é nova mas, se não me engano, ainda não tinha compartilhado minha opinião.
    Concordo ser um desperdício a proibição da participação dos bons e velhos viras. Talvez soasse estranho a participação deles num evento promovido por quem gerencia as raças mas...
    Acho, porém, que limitar os campeonatos aos animais que atendam o padrão seja uma providência com pouco efeito.
    Primeiro porque considero o padrão uma referência e não uma sentença.
    Levado ao extremo, machos castrados também seriam impedidos de participar.
    Por fim, os entusiastas certamente dariam um jeito de criar uma variação da raça em função do tamanho.
    Pra ficar num exemplo, o Poodle, de grande desdobrou-se em quatro - grande, médio, anão e toy, além da 'subvariação' Meg.

    ResponderExcluir