3 de maio de 2011

Quantos cães você consegue treinar?

Houve uma época que eu tinha quatro cães pra treinar. Schummy, Guíça, Sandy e Bola. Cada um deles num estágio diferente de preparação e treinamento. Conseguia resultado com nenhum cachorro. Eu apenas figurava no grau 2 com Schummy e Sandy e com a Guíça fazia umas provas no iniciante.

A coisa só começou a andar quando resolvi por A + B que Guíça iria começar a competir no grau 1 e pra isso teria que concentrar minhas atenções nela. Mais ou menos nessa época Sandy voltou para sua antiga proprietária e Schummy ficou meio de lado.

Não foi rápido, mas o resultado apareceu. Passei a Guíça pro grau 2.

Dai pra frente foquei o meu trabalho sempre em dois cães. Numa determinada época a Vívian entrou com a Guíça e eu voltei a trabalhar com o Schummy. Porém ela e Bola passaram a ser minhas apostas e dividiram atenção nos treinos.

Hoje minha dúvida é: trabalhar dois cães dando a mesma atenção as deficiências e virtudes de cada um é possível e surte resultado?

Não são raros os casos de condutor com sucesso e campeonatos em categorias diferentes. Bem mais fácil é encontrar o contrário. Abundam condutores com dois ou mais cães que não conseguem obter resultados consideráveis com ambos, mesmo que eu não saiba dizer o que seria um resultados considerável.

Nas últimas quatro provas, finais do Brasileiro e essas agora da III Copa Paulista eu abri mão de conduzir e pensar no Bola visando apenas completar a pista com a Guíça. Porque são conduções totalmente diferentes e o resultado final pode ser visto nas estatísticas, que publiquei ontem.

Seis das oito eliminações do BilltheBall foram nas últimas oito pistas.

Ter cães diferentes demais no mesmo grau é ruim. Não consigo dar atenção para os dois da mesma forma, acho que meu problema de concentração está bem melhor. Achei uma frequência interessante para trabalhar, mas me desligar de um cachorro e ligar em outro tem sido difícil.

3 comentários:

  1. Fabs, entrei com 3 cães nesse fim de semana e na avaliação geral, acho que todos foram de razoáveis para bem! Mas, um fato que não posso desconsiderar é que cada um entrou em um grau diferente (G1, G2 e G3), acho que isso ajudou! 3 cães no mesmo Grau, acredito que seja um desafio bem maior!

    ResponderExcluir
  2. Então Marco, com um em cada grau é mais fácil de ligar e desligar. Você reconhece uma vez pra cada cachorro.

    ResponderExcluir
  3. Já tive a oportunidade de entrar com Tobby e Elvis na mesma pista acho que na copa CBA. Como são MEGA BLASTER diferentes não me lembro de sofrer. Mas acho que com borders mesmo que diferentes a coisa pode começar a complicar...

    ResponderExcluir