6 de maio de 2011

a história se repete

Semana passada escutando uma história lembrei de outra. A que recordei foi do promissor agility gaúcho. Lá pelo início dos anos 2000, década passada 2003/2004, era próspero com várias equipes com cães e condutores em crescimento e com um problema, típico, a falta de união.

Uma das coisas que admirava em São Paulo nessa época era a capacidade de brigar que o estado tinha e de continuar unido. De certa forma brigavam por aquilo que gostavam. As brigas no Fórum do Agility News eram memoráveis. Eu imaginava as provas e as brigas que rolavam, não físicas, continuação dos posts no Fórum.

Estava errado. A discussão ficava lá na internet. Hoje não rolam mais.

Enquanto isso no Agility Gaúcho de cada dia, lá por 2003/2004/2005/2006, "forças ocultas", como diria Jânio Quadros, dividiam o que era pequeno. Quem gosta de matemática sabe que dá pra dividir um número eternamente. Não contava ele com o fato de que apesar de mergulhado em números agility é humanocanino, indivisível e em dupla.

No final das contas o que eram 40, passaram a ser 30, 25, 20 e nos últimos tempos 15 cães. Quem está por dentro das regras das provas oficiais sabe que são necessários 20 cães para que tal seja considerada assim, oficial.

Espero sinceramente que a história não esteja sendo repetida, longe do RS. Os ingredientes da explosiva composição estão ai, basta mistura-los.

5 comentários:

  1. Grande Fabi, bom lembrar que toda historia tem vários lados, e nem toda historia parecida tem final igual, voce comentou sobre número mínimo para realizar um campeonato e eu como estava lendo o regulamento atual notei uma diferença, olha isso (Paragrafo segundo, Artgio G):

    (g) O número mínimo de cães inscritos em uma prova para se tornar oficial é de 15 cães (considerando-se as categorias Grau 1, 2 e 3), condição válida para todo o território nacional. A critério da CBA após sua aprovação e visando difundir o agility nacionalmente, poderá ser homologada prova oficial em outros Estados da Federação, mesmo não se atingindo o número mínimo acima estipulado.

    Temos sempre que lutar pelo que amamos, se compactuamos com o erro nos tornamos errados tambem, abraços!!

    ResponderExcluir
  2. Tudo bem Neto, e com você?

    Como pode ser lido no final do meu post, último parágrafo eu espero que a história não esteja sendo repetida, cabe aos envolvidos ter bom senso.

    ResponderExcluir
  3. Ah, e quanto ao número de cães na pratica a realidade é outra. São 20 cães considerando os iniciantes Neto, se considerarmos apenas graus 1, 2 e 3 só São Paulo tem como realizar provas oficiais.

    ResponderExcluir
  4. Tirei aquela informação ali do regulamento, diz lá 15 cães, no sentido de ser um total de 15.... não 15 em cada grau, não fala nada sobre iniciante não, até porque iniciante é uma categoria "bonus" no brasil, FCI nem reconhece, e como vc viu tambem diz que a critério da CBA poderá haver provas SE for do interesse do agility, ou seja, em manaus se tiver 5 duplas e for possivel a relização e a CBA entender que é interessante, realiza-se a prova, claro, obedecendo todos os outros quesitos necessários. claro, isso tudo na teoria, na prática é sempre mais burocrático.

    ResponderExcluir
  5. Não falei de 15 em cada grau. No total contando todas as categorias inclusive iniciantes é preciso ter 20 cães inscritos numa prova pra ser considerada oficial.

    ResponderExcluir