4 de abril de 2011

que a justiça seja feita 2

Há coisa de duas semanas atrás comecei uma discussão, no bom significado da palavra. O foco era o ser ou não justo um condutor entrar com dois cães no mesmo grau. Meu interlocutor achava injusto, uma vez que o sujeito tem a possibilidade de reconhecer a pista com um cão. Ao contrário de um segundo que tenha apenas um dog.

Realmente pode levar vantagem quem tem dois cães em um mesmo grau.

Agora na pratica isso não ocorreu no ranking do XII Brasileiro. Apenas um condutor, dos treze que venceram rankings tinha dois cães competindo no mesmo grau. Os outros 12 não e alguns fizeram suas campanhas contra condutores com dois dogs.

Meu caso é um exemplo. Tenho dois cães no mesmo grau e nunca foi minha intenção permanecer com ambos no grau 2. Várias vezes me desmotivei em pista por ter cometido uma falta. E acredito que essa seja a idéia de todos, colocar seus cães nos graus mais elevados.

Mais fatos abaixo:

- dois cães no mesmo grau podem até atrapalhar caso não tenhamos muitas duplas inscritas no mesmo grau. Certa vez inscrevi três dogs no mesmo grau. O resultado foi péssimo. Com o desempenho decrescendo, o melhor foi o primeiro;

- cães são naturalmente diferentes. Mesma raça, mesma cor, mesmo tamanho e com personalidades distintas;

- o comportamento do condutor perante o percurso muda conforme o cão. Maior ou menor confiança muda a forma do cão encarar a pista. É claro que existem cães que não sofrem com o surto condutivo;

- dificilmente um condutor começa a treinar dois cães ao mesmo tempo e promove suas estréias na mesma prova e treina, obviamente, da mesma forma. Treino diferenciado afeta a mendeira de conduzir. O que ocorre são coincidências que acabam deixando ambos cães na mesma categoria.

O treino ainda é a melhor forma de levar vantagem em uma pista. Porém deixo os comments para que todos coloquem os prós de ter dois cães no mesmo grau.

6 comentários:

  1. A única vez que tive minhas duas dogas no mesmo grau foi na temporada 2009/2010, na categoria Iniciantes. Não sei se conta, mas...
    Enfim, no meu caso o único pró é que tenho um problema sério para decorar percurso e o fato de entrar com uma me ajudou a fixar pro da outra. E na época a condução delas se não era igual era bem parecida, então isso não me atrapalhava.
    Agora, os contras foram: havia poucos iniciantes, uma diferença que variava entre 5 e 7 até eu entrar com a outra doga. Ou seja, na 2ª vez eu 'tava exausta. A Bíbs me suga porque tenho que chamá-la o tempo todo e correr falando é complicado! =O E a Cocota no Iniciantes corria que nem uma bala porque eram poucas zonas de contato e não tinha slalon.
    E a pressão! Lógico, ela não podia faltar. Se eu ia bem com uma, me sentia na obrigação de ir bem com a outra. Ou se errasse uma coisinha com uma, ficava mais neurótica para não cometer o mesmo erro com a outra.

    ResponderExcluir
  2. Não vejo essa de vantagem não, pelo contrario. Já tive Ty e Brenda num mesmo grau e na Colombia tive Ty e Laka. Um deles sempre sai prejudicado, pois é dificil vc reconhecer a mesma pista para duas conduções diferentes. A Laka na colombia foi a prejudicada, só conseguia me concentrar para o Ty e reconhecer a pista melhor para ele.
    Acho que a unica vantagem que possa existir é a que a Vanessa falou, conseguir decorar melhor o percurso, mas isso só se a condução dos dois cães for parecida.
    Um exemplo é o Marcos Victor, duas cadelas borders iniciantes, mas muuuuito diferentes.

    ResponderExcluir
  3. Não consigo pensar em nenhuma vantagem...

    ResponderExcluir
  4. Tenho 2 cães no grau 3 Enzo e Ricco, mas mesmo os dois sendo border, a condução de um pro outro muda bastante. Enzo abre mais e trabalha mais de longe, fica mais fácil chegar em determinado obstáculo e fazer um pivô ou blind. Ricco é muito mais rápido, porém curto e em determinado obstáculo as vezes não uso a mesma condução q fiz pro Enzo.E qdo o Caquinho chegar no grau 3 a condução muda mais ainda, pois tenho que estar do lado do baixinho o tempo todo. Aff qto cachorro pra conduzir, se eu pegar mais um enqto tiver os 3 em pista podem colocar uma camisa de força e me internar...kkkkkkkkkkkk

    Resumindo: Não vejo vantagem nenhuma para o 2º cão.

    ResponderExcluir
  5. Já conduzi dois cães no mesmo grau, e não vejo vantagem! Mesmo no reconhecimento, vc precisa ficar preocupado em duas conduções distintas, isso até pode atrapalhar.
    Quanto a esquecer a pista, isso depende mais de outros fatores como concentração por exemplo!
    Sinceramente, não vejo vantagem!

    ResponderExcluir
  6. Vantagem tanto para o condutor quanto para os cães.
    O condutor ganha mais experiência e se tiver controle sobre suas emoções se errar e não atingir suas metas com o primeiro cão chega com mais confiança na prova com o outro cão.
    Percebo que para alguns cães é uma chance de viajar, de competirem e mostrarem que estão felizes, principalmente quando acertam.

    ResponderExcluir