8 de abril de 2011

Motivação dentro de pista em provas

Guíça by Vìvian Razel.
De tantas coisas que contribuem dentro de pista para o mal desempenho de uma dupla é a motivação ou falta dela. Problema que atinge cães e condutores. Muitos acham que em parte o grande diferencial de um bom cão é a motivação deixando num caminho paralelo a genética.

Falando especificamente do condutor a falta de motivação pode sepultar qualquer meta estipulada antes de começar a pista.

Parece ridículo falar em motivação sendo que treinar seu cão, uma ou várias vezes durante a semana e ainda deslocar uma tralha sem tamanho para uma prova, espera horas pra entrar em pista (algumas vezes) já é uma grande demonstração de motivação.

Porém sabemos que a auto-sabotagem corre solta.

Ao primeiro erro já era a pista. Assim muitos encaram uma barra derrubada, uma zona voada, um refúgo marcado. Uns logo após o erro já baixam a guarda. Outros ainda conseguem levar por mais dois ou três obstáculos antes da desclassificação. Existem ainda casos de condutores que conseguem uma motivação extra depois de um tempo. Cometem o erro, continuam na obrigação, até que num determinado ponto reagem e voltam.

Meu caso.

É muito complicado, principalmente pros que sabem que podem e precisam zerar uma pista, ver um cão cometer um erro. Claro que na maioria das vezes provocada por nós mesmos. Em algumas ocasiões eu sei que posso levar uma falta aqui, outra ali, porém quando sei que tenho condições de levar pro final, sem faltas, e elas ocorrem isso me deixa frustrado demais.

Esse é o ponto que mais eu tenho tentado melhorar. Tenho conseguido lidar melhor com isso, manter a concentração.

Em Itú separei, uns 15 dias antes, o que eu queria e precisava fazer com cada um dos cães. Desisti de inscrever o Schummy para dar mais atenção pro Bola e pra Guíça. Coloquei como meta terminar as quatro pistas com ela, mirando ficar entre os três melhores. Sabia que precisaria assim completar todas sem faltas de percurso, tempo é outra história.

Domingo eu desde o início das provas estava com a cabeça nas pistas dela. No final de semana do Bola foram três desclassificações, atenção total pro outro lado, ela foram quatro pistas, três ezs e um muito bom.

Difícil trabalhar essa parte. Quem vai pra pista precisa acima de tudo estar 100% comprometido com a causa.

2 comentários:

  1. Pow, Fabs, muito post em um dia!! =) Vamos lá...
    Essa temporada foi a 1ª vez q. precisei competir precisando de zerados. Logo no início eu não me importava. Eu queria era acabar aquela pista então tão difícil e nova pra mim. Imaginava que o percurso, no Grau 1, seria longo. Mas em Ilha Bela eu já começava a ficar tensa, porque já me sentia preparada para a 1ª estrela. Tipo, a Cóqui já completava as pistas, mas ficava por uma faltinha ou um refuguinho. Consegui uma lá com o Sr. Artur, logo em seguida a 2ª com o Jorge. Sendo que naquele Carioca as pistas estavam pra Cóqui: longas porém rápidas, como as de Itu. E ela perdeu a chance da 2ª estrela na 1ª pista porque na saída resolveu furar o 1º salto. SÓ!! Fora isso, zerou a pista.
    Em Cotia o nervosismo imperava. Todas as vezes que ela cometia uma falta, eu me aborrecia. Pensava: "Pôxa, pra que continuar?" Mas seguia mais para treino do que vontade de competir
    Aí vem a experiência de quem já "agilita" a mais tempo... No domingo, quando tudo já havia acabado pra mim, a Verinha, da Manu e Mariazinha, passou do meu lado falando com alguém e eu ouvi: "Não 'tô nem aí que ela não tenho zerado, quero me sair bem na próxima para ranquear bem e tentar o pódio!".
    E pensei nisso...
    Não preciso necessariamente zerar. Mas posso continuar me esforçando para pelo menos ficar em uma posição legal no ranking.
    Ou, acredito que alguns hão de concordar comigo, o melhor incentivo é ver meu dog correndo e pulando feliz da vida, pois não dá a mínima pra isso e quer mais é ficar do meu lado brincando de fazer agility! =)

    ResponderExcluir
  2. Então, ser melhor passa por controlar essa vontade de desistir depois do erro. Todos sabemos que a forma mais fácil de vencer e para vencer é preciso zerar.

    É difícil, mas você está no caminho certo, levar pro final sempre é a melhor opção.

    ResponderExcluir