2 de março de 2011

O out não engana ninguém



Na foto Marcela e Neto by Eu Estigarribia. Quando ele surgiu era carrasco. A primeira vez que topei com o dito cujo foi numa pista grau 1 do Nelson, árbitro que também foi presidente da CBA. Isso em 2006. Covardia inclusive, depois da zona de contato da passarela.

O Dan gosta de falar dos cães pré-out, ótimo termo inclusive, e pra mim independente de ser pré ou pós acredito que para a grande maioria dos condutores que entram em pista, oficial, regularmente sabem o que é e o que é preciso ser feito para que a "manobra" seja bem executada.

O que nem todos entendem bem ainda é que ele sempre está ligado há um outro obstáculo, nos dias de hoje, solicitando talvez mais fundamento técnico no treinamento do cão. Os árbitros inventaram muitas variações, algumas até injustas. Hoje na grande maioria das vezes é apenas mais um obstáculo que até poderia ser menos requisitado por aqueles que constroem e julgam os percursos. O que não quer dizer que ninguém erra quando fica cara a cara com o goleiro.

Nas provas do Dog World vi mais gente errando na hora de chamar o cachorro pra entrar na boca invertida, portanto sendo desclassificado, do que errando na hora do out.

Qual será a próxima dificuldade coletiva no agility?

Nenhum comentário:

Postar um comentário