14 de março de 2011

Crufts 2011 - um show de exemplos



Com preguiça e com algumas colocações. Em 1891, ou há 120 anos atrás os ingleses já estavam com esse lance de Crufts funcionando. O Agility apareceu pro mundo lá, em 1978, sendo oficialmente introduzido em 1980. Faltou um pouco de vontade e sobrou sono pra continuar uma pesquisa, bem como faltou vontade de achar um nome pro meu post.

Eu acho louvável pensar em duplicar idéias das tantas que vimos lá, mas como? Se existe semelhança entre o agility da Crufts e o agility nosso de cada dia são os obstáculos, o resto é tudo diferente.

Vejam bem 1980!

Já escutei que algo em torno de 20 mil cães são inscritos para os julgamentos. Nem sei se é verdade, mas parece que sim. Porque são mais de 30 pistas sendo julgadas ao mesmo tempo durante esses quatro dias. Multiplique isso por um valor que julgue justo por uma inscrição, em Euros. É muita grana, sem falar no valor dos ingressos, em média 20 euros.

É impossível, é cultural, difícil mudar e nem dá pra comparar.

Esse valor, em milhões de euros, faz com que essa pista de cinema seja possível. No entanto esse valor só é possível porque o povo tem outra visão do cão, bem diferente dessa que temos aqui no Brasil. O Kennel Club, responsável pelo evento, gastou em 2009 algo em torno de 15 milhões de euros com atividades que incluem atividades caninas, programas de inclusão do cão na sociedade, educação de condutores e até mesmo um programa pra ensinar crianças pra viver bem com cães.

Pouco antes de escrever esse post pensei: "imagina estar sentado numa vasta cadeira da pista principal e passar o dia vendo cachorro? Numa mão um saco de pipocas Jumbo Extra GG, na outra uma Coca-Cola e a nega véia pra discutir os Shows!".

Um sonho, só vendo a Crufts ao vivo!

3 comentários:

  1. Qualquer comparação com o evento secular é covardia mas aposto que com esse tanto de participantes que resulta noutro tanto de espectadores nas mais diversas mídias ainda maior, além do valor julgado justo, dá para contar com outros milhões vindos de patrocínios, royalties, licenciamentos e demais fontes.
    Ainda veremos algo assim por aqui também

    ResponderExcluir
  2. Acho que ele serve como incentivo, tipo injeção de animo pra que a gente, cada um dentro de suas possibilidades, faça um Agility melhor.

    ResponderExcluir
  3. Sem dúvida, o Crufts é um evento sério e profissionalíssimo. Fiquei impressionado com a qualidade das transmissões, e do evento como um todo. Para o público é um show! E que platéia, hein?! Vi um vídeo de alguém que filmou das cadeiras e também fiquei babando...

    Mas aqui no Brasa é dureza. Ainda mais para um esporte praticamente desconhecido da grande massa. Quando eu falo que pratico agility, a resposta mais freqüente ainda é : "o que?!"
    Acho que hoje em dia, isso deve estar melhorando, pelo menos é a minha impressão, vendo que cada vez mais abre-se espaço na mídia para o esporte. Mesmo assim, acho que ainda vai demorar muito para termos um evento desse nível por aqui.

    Putz, tava pensando aqui... quantos acessos será que teve o site do Crufts neste fds?!

    ResponderExcluir