18 de fevereiro de 2011

Concentração + Motivação

Deixa eu fazer um elogio antes de mais nada. Miguel lá de Sorocaba escreve de uma forma legal de ler. E me vejo muito no posts dele. Isso se chama identificação. Assim temos trocado pautas nos blogs. Um aqui gera outro lá, ao passo que um lá gera outro aqui.

Chegamos então ao assunto.

Não há concentração que resista a falta de motivação, bem como não há motivação que sobreviva aos problemas de treinamento. É um tripé, no entando vamos sair do ponto que comentei dia desses lá no blog do sorocabano condutor da Loira ex Mirna: "você sabe conduzir e teu cão está treinado".

Quando o Brasil subiu ao pódio no Mundial na terceira posição (Alex/Tyller | Aurélio/Cacau | Samy/Dana) uma das faltas da equipe foi a da Dana no slalon. Saiu antes. Depois conversando com o Samy ele disse que não sabe como conseguiu corrigir o cachorro uma vez que nunca havia feito isso antes. Dana realmente tinha um slalon ótimo e ele nem sabia como fazer tal correção.

Creio que ele estava focado, ligado, concentrado.

Agora, pra tudo acontecer é preciso motivação. Do contrário ao primeiro erro cometido tudo cai por terra. Já era! Esse ponto até deve ser trabalhado em dupla, você e seu cão.

2 comentários:

  1. Velho, não preciso dizer que a recíproca é verdadeira.
    Motivação!... talvez você tenha encontrado um sinônimo para o tal "poder de reação" que eu havia comentado.
    Se errou e perdeu a motivação(poder de reação) a continuidade foi por água abaixo, mas se estiver "pilhado" os neurônios rapidamente encontrarão uma solução, como foi o caso do Samy.
    Ótima colocação.

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda sou muito "neném" no agility para continuar motivada quando erro! *rs* Mas com o tempo aprenderei.

    O caminho no agility é igual o na vida: a gente fica cabisbaixo, frustra qnd erra e depois que ganha mais experiência, depois que passa por certas situações, aprende a enfrentar as adversidades com mais calma e frieza, mesmo que ela apareça na sua frente de forma repentina.

    ResponderExcluir