30 de dezembro de 2010

Os mais mais de 2010



Quando eu comecei no agility haviam prêmios dados pelo Agility News para os melhores do ano. Nem todos concordavam com as escolhas que o Sam fazia e posso até estar errado falando isso porque não sei se apenas ele elegia os vencedores ou se eram vários votantes.

Nunca tive envergadura para tanto. Escolher: A é melhor que B é tão difícil quanto injusto uma vez que existem diferenças enormes entre condutores, cães, treinamento, pisos, escolas, etc.

Mesmo assim comecei a pensar em quem seriam os destaques desse 2010, numa atitude sadomasoquista. Todos iriam bater em mim e eu gostaria disso porque um assunto estaria em pauta e haveria debate.

No entanto o meu primeiro argumento, a diferença, foi mais forte e ao invés de citar quem foram os melhores pra mim, que na verdade seriam minhas preferências e provavelmente não justas, resolvi levar meus pensamentos para outra direção.

O que vale mais: "600 anos de estudo ou 6 segundos de atenção?"

A Frase do H.Gessinger é o ponto de partida de qualquer discussão referente as diferenças que temos no agility brasileiro entre escolas, condutores e regiões. Não há como simplesmente comparar alguém do RS com qualquer um da SP. Como colocar no mesmo nível duplas que fazem dois ou três treinos por semana com algumas que fazem um por mês? O duo que na solidão dá os primeiros passos contra as primeiras vezes numa das escolas de Sampa? Não tem como.

Meu post furou antes de começar. Pra mim todos os que foram pra pista em 2010 são destaques, são os + + de 2010, ou todos ou ninguém.

2 comentários:

  1. "Politicamente" poderia ser perigoso mas, se alguém pode atualmente fazer essa escolha, é exatamente você.
    Isswo pelos resultados que têm em mãos e normalmente comentados com muito acerto; reconhecimento de técnicas mais evoluídas e bom senso, já que leva vários fatores em consideração.
    Você deveria, junto com a Vivian, trazer de volta essa indicação que era, realmente, feita pelo Sam com muito acerto.
    A escolha de revelação do ano incentiva os novos condutores. É muito importante. Claro, levando em conta a dupla, não só o cão ou o condutor.

    ResponderExcluir
  2. Olha, eu ganhei um prêmio do Agility News em 2005 junto com a Luciana de dupla de futura promessa. Realmente é um grande incentivo pra quem começa. E na verdade não são levados em consideração só os resultados em pista... É como vemos, nem sempre quem lidera um ranking é quem sempre vence...

    ResponderExcluir