25 de novembro de 2010

Nada prepara - caixas transporte são tudo



Para um acidente como esse você nunca está preparado e na verdade o que faz a diferença é o acúmulo de experiência da tua vida na hora de levantar e ver o que deve ser feito. A primeira coisa que fizemos, quase mútuo, foi pergutar um pro outro se estávamos bem. Em seguida veio a preocupação com os cães.

A Vívian não conseguiu soltar o cinto dela, eu sai primeiro do carro e depois soltei ela. Assim que estávamos fora dei uma volta no veículo pra ver se estava tudo bem. Achei de cara o GPS ligado dentro d'água, ligado. Como paramos de lado dava pra ver toda a parte debaixo do carro, não senti cheiro de queimado, nem de gasolina, sou bom de cheiros.

Ai começa a entrar s experiência alheia nessa história. Primeiro que há uns meses atrás meu pai me deu uma lanterna de Led, se não tivessemos essa lanterna bem acessível seria muito ruim. Batemos com as portas do carro travadas, assim os cães ficaram presos dentro do carro, sabíamos que todas estavam dentro do carro, mas não sabíamos dos cães, a lanterna serviu para nos acalmar. Olhando os dogs pelos vidros vimos que estavam todos bem e dentro das caixas.

Na capotagem que o Marco Pólo sofreu em fevereiro de 2009 as caixas estavam na caçamba da sua caminhote, lembrei de cara do acidente dele e uma das minhas preocupações era saber se todas as caixas estavam dentro do carro.

Caixas transporte são tudo num caso desses.

Minhas dicas:

- ande sempre com água dentro do carro, pros cães e pra você, independente da distância que vá percorrer e é claro com um pratinho pra que o cão possa beber. Uma saída boa são aquelas garrafinhas com pratinho junto. No nosso caso, tinhamos uma garrafa de dois litros e vários pratinhos;

- tudo aquilo que vai dentro do veículo deve estar amarrado. Não perdemos nada nesse acidente porque de uns tempos pra cá começamos a amarrar tudo que vai dentro dele;

- nunca leve cães fora da caixa de transporte sem cinto. Se tivessemos um cão apenas fora ele poderia estar morto. Eu sugiro caixa transporte, cinto de segurança não é muito legal o cão fica preso ao banco e não colado nele. O sistema de travamento não é tão eficiênte;

- Lanterna, capa de chuva, uma capa dessas de forrar banco, extensores ou redes tipo teia de aranha pra prender a bagagem e algo pra comer são coisas essenciais. Ficamos sete horas parados na estrada esperando que a Polícia Rodoviária liberasse a retirado no carro do meia da estrada.

Quase esqueci, acima de tudo e mais que tudo, mantenha a calma.

8 comentários:

  1. Segurança acima de tudo. São pequenos detalhes que podem fazer toda diferença, graças a eles todos sairam ilesos.
    Como diria Spoke: Vida longa e prosperidade!

    ResponderExcluir
  2. Só passando por uma dessas é que temos a verdadeira noção da IMPORTÂNCIA da caixa de transporte que foi fundamental para a sobrevivência dos nossos cães!

    ResponderExcluir
  3. Caixa de transporte é um dilema que estou vivendo nesse momento. Concordo plenamente contigo que as caixas são tudo nesse momento, e sou fervorosamente contra cão andando fora de caixa dentro do carro.

    MAS.... esses dias me bateu uma neurose. Cenário: Rio de Janeiro com o povo jogando fogo nos carros. Os bandidos chegam, um vai mandando você sair do carro enquanto outro já joga gasolina e tasca fogo. Isso quando mandam sair. Imagine que você está indo para o treino com os cães nas caixas e acontece um negócio desses. Fato que não deixariam você tirar os cachorros, e você veria seu carro em labaredas com eles dentro. Imagina a DOR, deles e sua.

    Nos dias de hoje, não estou saindo para treinar, e nem saindo com os cães por causa disso. Mas, se tiver que sair, vão os dois na guia, no meu colo, fora da caixa. Se precisar sair correndo do carro, já estão no esquema.

    TENSO

    ResponderExcluir
  4. Isso os Shelties. Loló anda numa caixa grande e não tem como andar no meu colo, então simplesmente não vai sair em hipótese alguma.

    ResponderExcluir
  5. Maria, se por um acaso o carro bater forte os dogs vão virar maionese. Realmente pelo pouco que vejo na TV está difícil viver no Rio.

    ResponderExcluir
  6. Pois é. Esse é nosso dilema tb. Sempre falo pro Daniel andar com a Selva pelo menos com o cinto, apesar de não ser tao eficiente, mas ele SEMPRE teve receio devido a violência do Rio. Antes disses epsódios do fogo teve os episódios de roubar carro sem deixar tirar nem criança de dentro, imagine cachorro... Pois é Maria. Daniel sempre teve essa neura. Imagina agora...

    ResponderExcluir
  7. Uma vez perguntei ao Alex(Skipper/Tyler) se não tinha medo de transportar os cães soltos no carro e ele me disse que tinha receio por conta de um assalto que sofrera. O abordaram, fizeram descer do carro e fugiram com o carro. Ele me disse que a partir de então tem medo de passar por situação parecida mas com os cães presos nas caixas.
    Já pensei nisso e a única saída que vejo é apelar para o bom senso do bandido, se é que existe.
    Também tenho outro receio. Se alguém nos abordar e chegar próximo do vidro, qual seria a reação dos cães que farejam uma situação de perigo?
    Sendo assim, continuo transportando em caixas e pedindo a Deus que nos proteja.

    ResponderExcluir
  8. Concordo que andar com eles soltos dá mó medo de maionese. A solução por enquanto está sendo simplesmente não sair.

    ResponderExcluir