15 de outubro de 2010

Variações de um mesmo tema -agility

Essa semana alguns posts me fizeram pensar seriamente sobre treinamento profundamente.

Não precisa muito pra isso acontecer, mas esses três me tiraram alguns minutos. Marco falou sobre "regularidade X velocidade" há uma semana atrás e esse foi o primeiro. Discordei lá no blog dele, algo que fiz também no blog da Maria no "primogênitos à escanteio" e que não fiz no "dois vídeos do black" lá na área do Dan by Blogspot.

Há coisa de dois anos, um e meio talvez, escrevi que era mais fácil eu com um dos meus cães melhorar três segundos do que os melhores condutores de São Paulo melhorarem três segundos. Deve ter soado para alguns como prepotência minha, mas não. Simplesmente assumi minha condição de "lento" dentro do agility e fui trabalhar meus cães. Algo que todo mundo faz diga-se. Pra chegar entre os melhores e pra manter-se lá é preciso seguir treinando e dizendo isso não estou me colocando entre eles.

Escolhi dois cães pra trabalhar mais, embora no último ano, tenha treinado quatro. Preferência para Bola e Guíça. Aika e Schummy ficaram em segundo plano. Deficiência de tempo, obstáculos e preguiça. Tudo visando os resultados pretendidos. Um deles colocar a Guíça no grau 3. Não consegui, mas to perto disso.

Nos últimos tempos tenho preferido terminar as pistas, optei pela regularidade e cheguei algumas vezes ao pódio no grau 2.

Relacionando com o Post da Maria não há pra mim como manter quatro cães no nível que gostaria. Tomei as dores, o chapéu serviu. Nunca larguei o Schummy de mão, mas também não tem como dar a mesma atenção que ele tinha há quatro anos. Ele só brinca de fazer agility.

Terceiro a iniciativa do Dan de colocar os vídeos na internet é ótima. Sem colocar ninguém em pedestal, é preciso salientar a importância do Dan dentro do Agility Brasileiro, e quando alguém na posição dele mostra seu cão, fala o que está fazendo e abre os comentários para sugestões, mesmo que ninguém abra a boca pra falar uma linha sobre, muda a forma como vemos o "sistema".

Quando o assunto é treinamento e alguém mostra algo todo mundo pisa em ovos.

Cada vez mais o sucesso de uma dupla dentro do agility, e ai eu falo de provas oficiais e de colocar o cão no pódio, está ligado ao treinamento correto e aberto para diferentes filosofias. Não dá mais pra ficar conduzindo apenas de uma forma e o mesmo serve pro treinamento do seu cão.

Foto da Vívian, o Bola, lá no AC.

4 comentários:

  1. Há diferentes "largar de mão". Se você ficou pensativo quando leu o post, certamente isto é um sinal de que você se importa com teu véio. Não vejo que você tenha absolutamente largado ele de mão, pois já o vi levá-lo para SP mesmo sem competir, treiná-lo, levá-lo para apresentações. O Schummy continua sendo teu companheiro.

    Agora eu acho muito triste doar o cachorro, ou abandoná-lo em um canil, como se fosse descartável. Isto pra mim é, realmente, ingratidão.

    É, realmente, difícil nas nossas condições abraçar todo mundo. Tentamos fazer um Agility competitivo em um cenário pobre... Bom, se serve de consolo, muitas vezes eu optei por um dog ou outro em prova, por não ter tempo e grana pra treiná-los todos, e acho que nem vou entrar em pista com o Loló, se não o bolso fura. Mas nem por isso abandono o cachorro.

    ResponderExcluir
  2. Quando eu penso agility eu não penso em recreação. Isso ele faz vez que outra em apresentações e treinos. Como penso no agility competitivo larguei de mão como expliquei no post.

    Meus dogs morrerão comigo.

    ResponderExcluir
  3. Entendo que o abandonar o cão significa passá-lo pra frente ou encostá-lo totalmente. Acho que o que diferencia nós e quem faz isso é o OLHAR sobre o cão. Nossos cães são mais que instrumentos de trabalho, fazem parte da nossa família. Nem pensar em desfazer.

    ResponderExcluir
  4. O que vcs colocaram serve tanto para o agility de diversão quanto para o competitivo. Antes todos tivessem a mesma visão.

    ResponderExcluir